quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Educação Ambiental na Telinha


Conheça os programas de TV que ensinam ecologia para as crianças



Por Rodrigo Sampaio (Vivamundo)Jun/2010
A televi­são tem papel importante na formação educacional e cul­tural das crianças e é difícil encontrar, hoje, quem não tenha tido uma dessas telinhas como “babá” na infância. Mas qual é o conteúdo dos programas que o seu filho está assis­tindo? Será que eles realmente con­tribuem para a boa formação dele? Nesta reportagem, você irá conferir quais os conceitos educativos en­volvem alguns programas infantis e porque muito do que as crianças vêem na TV não é indicado para elas.
Um menino e sua gaita
Há 13 anos no ar, o Cocoricó é um dos programas da TV brasileira mais preocupados com a formação ecológica dos pequenos espectado­res. Produzido pela TV Cultura, o programa, conduzido pelo menino Júlio e seus amigos animais da fa­zenda, dá dicas sobre reciclagem e sobre o uso consciente de recursos naturais, como a água. “Se a criança se conscientizar do que ela pode ou não fazer pelo meio am­biente, seja separando o lixo ou até mesmo aprendendo que não devemos nunca jogar lixo na rua, por exemplo, já considero um grande passo”, explica Fernando Gomes, diretor do programa. 

Segundo ele, o ideal seria que toda a programação voltada ao público infantil tivesse esse tipo de conteúdo. O que, na maioria dos canais aber­tos, raramente acontece. “Quando se apresenta algum horário da grade voltado a esse público, ele é recheado de desenhos animados, na sua gran­de maioria produzidos fora do País, e com uma realidade bem distante da nossa”, lamenta o diretor. 


Peixinho fora d’água
Mas aos poucos, algumas produções nacionais focadas no entretenimento educativo têm obtido incentivo e sucesso de público, como é o caso do próprio Cocori­có e, mais recentemente, do Peixonauta, um desenho animado exibido no canal pago Discovery Kids.
No ar em toda a América Latina desde abril de 2009, o programa é uma criação da produtora brasileira TV PinGuim, em parceria com a Discovery, voltado para crianças em fase pré-escolar. Em cena, um peixinho dourado com uma roupa especial que lhe permite viver fora d’água, desvenda os mistérios das questões ambientais com seus amigos.
De acordo com um dos criadores do Peixonauta, Kiko Mistrorigo, a animação não tem a intenção de ser uma vídeoaula sobre a importância do meio ambiente, mas sim, uma maneira para que a criança vá atrás do co­nhecimento, partindo da ideia de que toda criança é curiosa. “Apostamos no processo intuitivo da criança. A formação desse conhecimento é importante: o problema apresenta­do no episódio passa por uma série de conjecturas, no qual é preciso trabalhar em grupo para resolver. As crianças se identificam e conseguem acom­panhar o raciocínio”, explica ele.
E parece que a coisa funciona. Com apenas três anos de idade, o menino Pedro, filho da estudante Tatiane Goularte, já chama a atenção da mamãe para as questões ambientais. “Uma vez, ao escovar os dentes, ele me disse: ‘a gente não pode desperdi­çar água, não é, mamãe?’, por causa de um pro­grama que ele viu na Discovery Kids”, conta ela.
Para Tatiane, programas como esses lhe dei­xam tranquila para que o filho receba as infor­mação da “babá TV”. “Sei que o Pedro, além de estar se divertindo, também está aprendendo”, diz ela.
Mas, por mais que a TV se torne uma boa op­ção de informação, vale lembrar que o contato com os pais é imprescindível para a formação das crianças. O próprio Fernando Gomes, da TV Cultura, adverte sobre a importância dos pais selecionarem aquilo a que os filhos assistem. ”Com um pouco mais de idade, essas crianças só vão poder optar com mais consciência se ti­verem tido uma vivência razoável de opções. E isso, somente os pais podem oferecer”, conclui.

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